A Gestão de iluminação visa reduzir o consumo de energia através de sistemas automatizados onde são instalados sensores de presença, fotocélulas e outros dispositivos que visam registrar a presença de pessoas como condição para manter ligados determinados equipamentos/luzes.
Dependendo das características e necessidades do imóvel, estes dispositivos podem estar conectados em nuvem e serem gereciados por softwares/aplicativos através de computadores, tablets e/ou smartphones.
Para tanto, é necessário que seja realizado um projeto minuscioso para certificar de atender a 100% das necessidades de cada imóvel, sempre com o objetivo de facilitar o controle de liga/desliga, bem como evitar desperdicios desnecessários. Podemos citar, por exemplo, várias luminárias além de outros equipamentos são deixados ligados na sexta e as pessoas retornam ao trabalho somente na segunda. Com um sensor de presença ou um sistema de controle à distancia é possível desligar o equipamento, economizando energia e reduzindo possíveis sobrecargas, que podem gerar incendios.