O sol nos proporciona diariamente, uma quantidade enorme de energia renovável. Para se ter idéia, a radiação solar que o planeta absorve diariamente, se pudesse ser captada totalmente seria capaz de suprir nossa necessidade de energia por um ano todo.
No Brasil, através da resolução 482/12 que foi atualizada pela resolução 687/15 da Aneel, orgão que cuida da geração de energia em nosso país, já é possível gerar energia solar em um local e compartilha-la em outro local, desde que ambos imóveis sejam atentidos pela mesma concessionária e estejam sob a responsabilidade da mesma pessoa ou empresa.
Também é possível criar cooperativas para a instalação de uma única usina solar, onde cada cooperado terá creditado sua parcela correspondente em sua conta de energia.
Os painéis geram energia por 25 anos e a cada dia, novas tecnologias e fotocelulas oferecem maior rendimento com custos menores.
Apesar dos custos de investimento terem caido muito nos últimos anos, o tempo de retorno ainda é superior a 2 anos, fato que define o investimento na geração em energia solar fotovoltaica ao final do processo de eficiência energética, minimizando os investimentos em geração distribuida (GD) e maximizando os recursos financeiros.